Nutricionista orienta sobre alimentação na feira do produtor
- 09/10/2009 04:34
A reeducação alimentar e alimentação balanceada para controlarem a pressão arterial e o diabete são os fatores que levam as pessoas aos PSFs (Programa de Saúde da Família) em Costa Rica conforme informou a nutricionista Coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição do município, Lorena Tabuas Martins. No dia 16 de outubro será comemorado o dia mundial da alimentação.
Nesta quarta-feira (07) as pessoas tiveram a oportunidade de conferirem o peso e serem orientadas sobre o peso ideal que devem manter durante atendimento de uma equipe da secretaria de saúde do município coordenada pela nutricionista no Mercado do Produtor (Feira).
Do dia 13 a 17 de outubro acontece a semana mundial da alimentação, para orientar e prevenir as pessoas da importância de uma alimentação balanceada.
Lorena iniciou o trabalho em Costa Rica no mês de abril de 2008 com atendimento nos PSFs através de convites aos pacientes com a colaboração dos agentes de saúde.
A nutricionista informou que para o mês de outubro as agendas para consultas nos PSFs estão lotadas com exceção do Birro Vale do Amanhecer que diminuiu a procura, “não identifique o porquê, mais será feito ajustes para incentivar a população”.
Para ter resultado no cardápio orientado aos pacientes ela procura adequar aos alimentos que as pessoas estão acostumadas a comerem no dia a dia, “procuro elaborar um cardápio com valor financeiro mais baixo de acordo com a renda e o perfil de cada paciente”.
Lorena observou que a população tem o habito de ingerir muito refrigerante e outros alimentos como frituras ao invés de comerem uma fruta que tem valor nutricional. Ela não soube especificar o numero de pessoas atendidas nesses 18 meses que vem prestando atendimento no município, “acredito que mais de 500 pessoas”, disse.
O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) acompanhou a o trabalho da equipe na feira central.
Hora da Notícia


Comentários
Nenhum comentário enviado