Autoridades reivindicam melhorias na estrutura da polícia

  • 24/04/2008 03:36

O delegado Regional da polícia civil, Luiz Carlos Bono Macedo, visitou a delegacia de Costa Rica nesta quarta-feira (23), realizou correção nos inquéritos e recebeu em audiência pública autoridades do município que reivindicaram melhorias na estrutura policial e relataram as péssimas condições das celas da delegacia. O delegado recebeu em audiência várias pessoas da comunidade, entre elas Ione Felix da Silva, mãe do mototaxista Carlos Henrique Felix Coelho Filho de 22 anos, assassinado no dia 09 de janeiro último. Ela pediu empenho ao delegado para esclarecer o crime que já dura mais de três meses.

Na audiência que aconteceu às 14 horas estiveram presentes o prefeito municipal Waldeli dos Santos Rosa, (PMDB), Presidente da 16ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Roberto Rodrigues (Robertinho), os vereadores Joaquim Alcides Carrijo, (PT), Evair Gomes Nogueira, (PSDB), os promotores Izonildo Gonçalves de Assunção Junior e Marjorie de Oliveira Zanchetta, defensora pública Débora Maria de Souza e o juiz Luiz Alberto de Moura Filho.

“Estamos pedindo socorro”, com essa frase o prefeito se dirigiu ao delegado informando que o município cresceu 4.8 nos últimos anos de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Descrente por não ter as reivindicações atendidas pelas autoridades estaduais de segurança Waldeli lamentou, “não sei onde vamos chegar”. O prefeito ainda informou que a prefeitura repassa R$ 1.500 mil para o Conselho Municipal de Segurança.

Roberto fez uma longa explanação das dificuldades enfrentadas pelos policiais, e informou que as duas celas estão em condições precárias, observou ao delegado que os assaltos no município estão fora de controle da polícia por falta de estrutura. O advogado argumento ainda que é preciso combater o tráfico de drogas no município.

O presidente da OAB, propôs ao prefeito e vereadores para que façam uma cruzada em favor da segurança no município indo até o governador André Puccinelli levar as reivindicações da sociedade, “o estado tem que ter consciência que precisa mudar essa estrutura”, disse Roberto.

O advogado ainda propôs que seja realizada audiência com Corregedor Geral do Ministério Público e a procuradora Geral de Justiça para tentar reverter recursos do juizado de pequenas causa para o Conselho Municipal de Segurança.

Ele acrescentou que no município de Chapadão Sul o Conselho Municipal de Segurança recebe repasse de R$ 15.000 mil para as policias.

Á vereadora Evair, observou que a estrutura da polícia no município foi planejada para cinco mil habitantes, a cidade hoje tem mais de 18 mil e o Estado precisa adequar a estrutura, “precisa mudar a estrutura policial para atender o município”.

O vereador Joaquim Alcides, disse morar há 50 anos na cidade e nunca viu uma situação parecida com a que esta vivendo o setor policial, “a população está assustada”.


Foi reivindicado ao diretor duas viaturas para a polícia civil, um escrivão, um papiloscopista, quatro investigadores e estudos no sentido de construir celas em um local fora do centro da cidade.

O diretor Luiz Carlos informou às autoridades que o estado está realizando concursos públicos para as carreiras policial no sentido suprir a demanda. Disse ainda que ira elaborar relatório informando ao diretor geral as reivindicações.



Hora da Notícia

Notícias Recentes

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário