O combate ao mosquito da dengue ganha reforço do Ministério Público Estadual

  • 24/02/2010 20:23

O combate ao mosquito da dengue vem sendo intensificado pela Coordenação Municipal de Endemias em Costa Rica com objetivo de prevenir a doença e conscientizar a população sobre o perigo de contrair a doença. A cidade registra um índice acima do permitido, ou seja, 1,5% sendo que o permitido pela Organização Mundial de Saúde e de 1%, o que está preocupado as autoridades municipais e o Ministério público Estadual (PM) que trabalha em apoio à coordenadoria de Endemias.

O representante do M.P Bolívar Luiz da Costa Vieira, encaminhou oficio ao prefeito Jesus Queiroz Baird no último dia 01 de fevereiro informando da desnecessidade de mandado judicial para vistorias nos imóveis, para fins de controle da dengue.

Os agentes trabalham na conscientização das pessoas e visita os imóveis, conversa com os moradores e ainda utilizam os meios de comunicação para mobilizar os moradores no sentido de limpar os imóveis. Isso não tem surtido efeito positivo, o Hora da Notícia apurou que em varias bairros o desleixo de moradores e visível.

No bairro São Francisco, Rua 25 de Dezembro próximo a Avenida Kendy Nakay há um amontoado de ferro velho na calçada propicio para permanência do mosquito Aedes Aegpty, em frente um ônibus está estacionado na faixa de pedestre onde o matagal se desenvolve naturalmente e o acumulo de água na lateral do meio fio serve de criadouro para o transmissor da dengue. Como a prefeitura não tem Fiscal de Postura para proceder às autuações e colaborar com os agentes de endemias o risco e eminente.

A preocupação das autoridades de saúde aumentou depois que um jovem foi transferido de Costa Rica para Campo Grande com suspeita de dengue hemorrágica e está hospitalizado na Santa Casa. Outros 30 casos já foram notificados em Costa Rica, sendo que desses, 6 foram confirmados através de exames laboratoriais, conforme informou o Coordenador de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Claudinei Montani.

Hora da Notícia


Notícias Recentes

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário