Conferência Estadual reúne vozes femininas por igualdade e democracia em MS

  • 01/10/2025 15:37

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o Governo de Mato Grosso do Sul deu início, na última quinta-feira (28), à V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O evento, sediado no auditório da Faculdade Insted, em Campo Grande, é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania (SEC).

A cerimônia de abertura foi marcada por homenagens a mulheres que desempenharam papel fundamental na consolidação das políticas públicas no estado. Representantes da sociedade civil, movimentos sociais, gestoras municipais, parlamentares e autoridades estaduais e nacionais participaram da programação, que começou com uma apresentação cultural.

Vozes femininas em destaque

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, ressaltou a importância da conferência como símbolo da continuidade de uma luta histórica. “Consolidar a igualdade de gênero e racial não depende apenas da vontade política de um governo, mas da construção de uma agenda institucional envolvendo União, estados, municípios e sociedade civil”, afirmou.

A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou o caráter inclusivo do encontro. “Somos uma verdadeira potência de mulheres fortes. Iguais em direitos e dignidade em toda a nossa diversidade. A Conferência é de todas e para todas”, declarou.

Emocionada, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jamille Weiss, destacou a representatividade do momento. “Este é um espaço que simboliza a continuidade da luta por igualdade e cidadania plena”, disse.

Representando o Ministério das Mulheres, a secretária nacional de Autonomia Econômica, Rosane Silva, celebrou a retomada das conferências como instrumento democrático. “Trago o compromisso do Governo Federal de seguir ao lado dos estados e municípios, garantindo que a voz das mulheres seja ouvida em toda a sua diversidade”, afirmou.

Compromisso do Estado

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, reconheceu o protagonismo das lideranças femininas na organização do evento. Já o governador Eduardo Riedel destacou a urgência de enfrentar a violência contra mulheres. “Carregamos um dos piores indicadores de feminicídio do Brasil e não podemos esconder esse problema. É preciso enfrentá-lo com seriedade”, pontuou.

Construção coletiva

A Conferência segue até sexta-feira (29), com painéis e grupos de trabalho que debatem temas como democracia e participação política, autonomia econômica, enfrentamento à violência, direito ao território, sustentabilidade, educação não sexista e saúde integral. Ao final, serão eleitas as delegadas que representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional, em Brasília, prevista para setembro.

 

Notícias Recentes

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário