“Falta de alternativa, lazer e ocupação levam jovens ao descontrole”- diz promotor
- 01/07/2009 06:12
O descontrole tomou conta de boa parte dos jovens que vivem em Costa Rica. Eles estão bebendo, desacatando autoridades, dirigindo embriagados e sem documentação. Isso foi o que o representante do Ministério Público, Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, encontrou no último dia 27, depois das 21 horas, nas praças da cidade em operação conjunta com os policiais e o Conselho Tutelar. O promotor atribuiu o caos que encontrou à falta de alternativa e a falta de lazer oferecida aos jovens. “Eles não têm ocupação, não tem alternativa, estão nas praças até por falta de lazer".
O promotor deu inicio a uma campanha preventiva e educativa com objetivo de conscientizar pais e responsáveis pelos adolescentes.
Izonildo disse ter encontrado uma situação triste: “os jovens estão em estado de destruição, encontrei uma situação triste, desesperadora, menores na praça central ingerindo bebida alcoólica sem acompanhando dos pais ou responsáveis. Menores em situação de risco”.
Diversos jovens foram detidos por desacato a autoridades, embriagues ao volante, por não portar documentos e veículos aprendidos sem documentação. Ele disse ainda que os acidentes automobilísticos na cidade aumentaram, as pessoas não portam documentos pessoais. “Um verdadeiro caos, imprudência e falta educação no transito”- completou.
O Ministério Público está aguardando os estudos e deferimento da ação que propõem o “Toque de Recolher” na cidade pelo juiz infância. "Precisa uma fiscalização mais dura e efetiva, a intenção é prevenir”. Com isso ele quer fiscalizar e chamar a responsabilidade aos pais, vai sair as ruas para fazer um trabalho de base junto com a comunidade.
Ele pretende realizar um trabalho sério nas escolas em parceria com o poder público e a sociedade, para juntos conscientizar as famílias. Izonildo faz um alerta aos donos de Bar para que não vendam bebidas a menores de idade e exijam documentos antes de comercializar.
Izonildo vai procurar o prefeito Jesus Queiros Baird (PMDB), nos próximos dias para discutir os problemas encontrados envolvendo a segurança dos jovens. Ele reconhece que o policiamento preventivo é deficiente.
Hora da Notícia

Comentários
Nenhum comentário enviado