Estado forma mais de 800 PMs, só 4 vão trabalhar em Costa Rica

  • 26/05/2009 18:18

Na última segunda-feira (25)  o Estado formou mais 808 soldados para a Policia Militar (PM), que foram distribuídos para a capital e o interior. A defasagem de policias é visível em quase todas as cidades. Em Costa Rica são 13 militares para atendem uma população de mais de 18 mil habitantes e mais outro tanto de população flutuante que trabalham para as empresa que estão se instalando na região. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um policial para cada grupo de 250 pessoas.

O Coronel Carlos, responsável pelo comando da Região do Bolsão, onde o destacamento de Costa Rica está subordinado, disse ao Hora da Notícia que o município vai receber quatro novos policias para integrarem a corporação. Ele adiantou, porém, que virão também outros doze policias para substituírem os policias do COB (Comando de Operações do Bolsão), que foram devolvidos a Policia Rodoviária Estadual.

A violência tem aumentado assustadoramente na cidade sem que o policiamento preventivo possa evitar devido à defasagem no efetivo de PMs. Hoje são 13 homens no pelotão da PM, quando seriam necessários 40 policiais. Nos últimos dias cinco militares foram embora e na semana que vem mais um deve deixar o destacamento.

Os policias costumam se sacrificarem no trabalhando em Costa Rica ou no Distrito de Paraíso das Águas para cumprirem a escala. Muitos desses militares moram em outras localidades, como Campo Grande e Cassilândia.

Os Militares vivem no “fio da navalha” entre a cobrança da população e a falta de estrutura oferecida pelo governo do Estado. Na maioria das vezes são obrigados a dobrarem serviço chegando a exaustão, levando os militares ao desestimulo para proteger a população.

Para o coronel Carlos, esse número de um policial para 250 pessoas, estabelecido pela ONU, é controverso. “Isso é para paises como Alemanha e Inglaterra”. Segundo ele as cidades precisam implantar o Conselho Comunitário e instalar o sistema eletrônico através de câmeras para ajudar a policia.


O Coronel informou ainda que o COB está sediado em Costa Rica. Essa unidade especial se instalou depois do assalto de 04 de agosto do ano passado a agência do Banco do Brasil, mas tem a missão de cobrir uma, região extensa como: Cassilândia, Chapadão do Sul, Alcinopolis, Figueirão.





Hora da Notícia

Notícias Recentes

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário