Posto de saúde reabre, mas só atende gestante

  • 21/01/2009 15:37

Os usuários dos PSFs (Programa de Saúde da Família) ou Posto de Saúde dos bairros voltaram a serem atendidos nesta quarta-feira (21), depois de 33 dias fechado, os funcionários estavam em férias coletiva concedida pela administração anterior. O Hora da Notícia esteve no Posto Vale do Amanhecer e encontrou o local ainda com aparência da administração anterior, inclusive a foto do antigo chefe pendurada na parede. Cerca de 20 pessoas aguardavam atendimento, mas o dia de hoje é reservado a gestantes.

O Hora da Notícia encontrou no local pessoas desinformadas, sem saber se realmente abriria hoje a unidade de saúde. Uma senhora idosa que aguardava disse que o comentário e que abriria, mas outras pessoas comentavam nas ruas que só reabria no dia 27 de janeiro.

Encontramos três pessoas da mesma família e três crianças, uma delas de oito meses vomitando, segundo a mãe chegou ao local às 04 horas da manhã. Como o dia e reservado para gestantes a criança só iria ser atendida porque estava com febre, disse a mãe.

Outra mãe moradora do bairro com duas crianças que necessitavam de consulta só conseguiu uma vaga para o período da tarde, informou ao Hora da Notícia que só um membro da família tem direito ao atendimento por dia. “Achei que hoje iriam abrir uma exceção e atender todos, agora só gestante”, disse a mãe revoltada.

As pessoas que foram à unidade de saúde em busca de atendimento odontológico foram informadas que o atendimento só na próxima segunda-feira (26).

O bairro Vale do Amanhecer tem uma população estimada em cerca de 3 mil pessoas, esse Posto e o responsável pelo atendimento delas e mais a zona rural. Essas pessoas não permitiram que seus nomes fossem citados, elas ainda têm o “medo” de serem perseguidas.

O Hora da Notícia esteve também no Posto do Bairro São Francisco e lá também encontrou o local ainda com aparência da administração anterior, a foto do antigo chefe pendurada, imponente na parede.

Hora da Notícia

Notícias Recentes

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário