Pais armaram barraca para dormir em frente a secretaria de educação em busca vaga nas creches em Costa Rica
- 06/02/2013 20:07
O descaso dos gestores da educação em Costa Rica/MS levou cerca de 170 pais a dormirem em uma fila formada em frente à Secretaria de Educação do Município para matricularem seus filhos nas Creches do Município. A fila começou a se formar por volta das 21 horas da última terça-feira (05), pessoas chegaram a armar barracas no local para passarem a noite.
Por volta das 6h40 desta quarta-feira (06) chegou ao local a secretária de Educação Manuelina Martins da Silva Arantes que liberou o auditório para acomodar as famílias. Havia muitas crianças de colo, mães revoltadas com o descaso que estão sendo tratadas.
Uma mãe com bebê de quatro meses estava no local, ela informou ao Hora da Notícia que a criança dormiu a noite toda no carinho, porém já cansada pela manhã passou a chorar o tempo todo, “é uma humilhação, é constrangedor e tenho que trabalhar, tive que trazer o bebê junto não tenho com quem deixar”, disse a mãe com fisionomia cansada.
Entre as pessoas que foram obrigadas a dormir na fila estavam duas jovem gestante, elas levaram barraca para dormir em frente à Secretaria de Educação com objetivo de garantir a vaga para os filhos.
A fila no local foi organizada pelos próprios pais que passaram a notar em um caderno a ordem de chegada das pessoas para tentar organizar a fila.
A secretária Manuelina disse aos pais que pode não ter vaga para atender todas ás crianças, “pode ser que não tenhamos vagas para todos, mas estamos trabalhando com uma lista única e um cadastro de reserva”. Ela informou ao Hora da Notícia que está disponível 78 vagas para Creches e 90 para a pré- escola.
Já o prefeito Waldeli Rosa, (PR) apareceu no local por volta das 8 horas com um discurso frio e demagógico, sem pé nem cabeça, totalmente fora da expectativa dos pais. Contradizendo a secretária ele informou que estão disponíveis 200 vagas para crianças de 00 a 3 anos de idade e 144 vagas para crianças com idade de 04 a cinco anos.
O prefeito ao ser questionado se tinha conhecimento que as famílias passarão a noite em frente à secretária ele se mostrou irritado, nervoso e se calou. Questionado sobre o numero de vagas que havia sido informado pela secretária ele desconversou, muito irritado responsabilizou o governo passado.
Waldeli afirmou que havia vagas para todos, questionado o porquê das famílias serem obrigadas a dormirem na fila ficou irritado e mandou o Hora da Notícia perguntar para o Ministério Público, “pergunta para o Ministério Público”, disse.
“Não adianta trazer indústria se não derem estrutura, não tem Creche”, disse uma mãe revoltadas com o descaso do prefeito e da secretária.
Atendimento:
De posse da lista feita pelos pais a secretária adjunta, Dulcinéia Rosa de Almeida entregou cerca de 200 senha para o atendimento. Quatro servidores estão fazendo esse trabalho. O Hora da Notícia apurou que foram atendidos 35 pessoas pela manhã.
Hora da Notícia


Comentários
Nenhum comentário enviado